Blogue

29-09-2020 18:29

Dissertação-Argumentação

Dissertação-Argumentação: um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa (literal/formal). É tipo predominante em: dissertação, tese, sermão, ensaio, monografia, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.

Clique aqui para saber mais!

—————

29-09-2020 18:25

Grêmio Estudantil

Para entender como funcionam as instituições e quais as regras que as organizam, precisamos consultar os documentos que as regem. Esses documentos podem ser leis, decretos, estatutos, regimentos etc. 
Para entender como funcionam as instituições e quais as regras que as organizam, precisamos consultar os documentos que as regem. Esses documentos podem ser leis, decretos, estatutos, regimentos etc. 
 

Clique aqui para saber mais sobre Grêmio Estudantil.

—————

18-10-2016 17:23

PROJETO "CURTA ANIMADO".

Os alunos do 6º ano (Escola Napoleão Freire) e eu realizamos um trabalho de leitura, adaptação e produção de curta animado, a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, "Morte e Vida Severina" - Projeto 1 minuto, Mediação e Linguagem 2016, conquistamos o 1º lugar e participamos de uma videoconferência com as Diretorias de Ensino (CGEB - CEFAF - Centro de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) para explicação do processo. 

—————

14-03-2015 14:15

1000 na redação do ENEM?

—————

21-11-2014 21:40

FEIRA DE VERSOS: POESIA DE CORDEL - 7º, 9º EFII E 2º EM.

—————

21-11-2014 10:30

Apresentações: "Feliz Aniversário", adaptação do conto de Clarice Lispector e "O Guarani", adaptação da obra de José de Alencar.

Para visualizar as apresentações, clique nos links abaixo:

Feliz Aniversário, alunos do 1º Médio

O Guarani, alunos do 9º EF2

—————

04-07-2014 12:39

“AUTORRETRATO: REALIDADE TRANSFIGURADA”

Os autorretratos dos alunos dos 1ºs anos “A” e “B” do Ensino Médio ganharam vida por meio de palavras e de imagens, num trabalho interdisciplinar entre Artes e Língua Portuguesa/Redação. Abaixo, alguns dos resultados:

EU SOU ASSIM 

MARINA DEL’ACQUA – 1º A

 

CABELOS LONGOS, FINOS E COLORIDOS,

FIOS LOIROS, CASTANHOS E RUIVOS.

GRANDES OLHOS ESCUROS E DEFINIDOS,

ESCONDENDO MUITOS ARQUIVOS.

 

BOCHECHA MACIA COMO UMA PENA,

NARIZ FINO E DELICADO;

PEQUENA COMO UMA RENA,

ROSTO FINO E ENSARDADO.

 

PELE ENTRE A COR BRANCA E A MORENA,

BOCA PEQUENA E AVERMELHADA.

FEIÇÕES SERENAS. 

 

TÍMIDA, MAS AMADA.

E. T.?

GIOVANA PERALTA CERAVOLO – 1º A

 

CARACÓIS PENDURADOS,

DOURADOS E EMBARAÇADOS.

TODOS ENTRELAÇADOS

COBRINDO UM ROSTO ENVERGONHADO.

 

TAL VERGONHA É TANTA

QUE A FAZ CORAR,

ESCONDENDO ENTRE OS DEDOS DAS MÃOS

SEU ROSTO, SEM HESITAR.

 

PORÉM COM QUEM CONHECE

É DESINIBIDA

CHEGA ATÉ A FALAR COISAS DESCABIDAS.

QUEM DE LONGE A VÊ

PENSA QUE ELA É UM E.T.,

MAS É APENAS SEU JEITO DIVERTIDO DE SER.

ESTE SER QUE SOU EU

RAFAEL ANDRADE – 1º B

   OLHANDO-SE NO ESPELHO, VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR AS COISAS? VOCÊ REALMENTE SABE DIFERENCIAR SORRISOS DE SENTIMENTOS? VOCÊ CONSEGUE REALMENTE SE ENXERGAR?

    VOU DIZER O QUE EU VEJO EM VOCÊ, NÃO APENAS O QUE APARECE NESSE ESPELHO. NÃO, NÃO SÓ SOBRE SEU TOM DE PELE OU SOBRE A GROSSURA DE SEUS LÁBIOS. VOU DIZER ALGO QUE VEJO, MAS VOCÊ NÃO PERCEBE. OLHO PARA VOCÊ E VEJO UM SER JOVIAL, NÃO PERCEBO APENAS OS DETALHES DE SEUS ESCUROS OLHOS OU DE SEUS GROSSOS FIOS DE CABELO.

    OBSERVO ALGUÉM PRESSIONADO POR SER UM TANTO QUANTO ACANHADO. ALGUÉM QUE NÃO FALA MUITO, MAS QUE OS OLHOS DIZEM MUITO. EU ENTENDO SUAS NOITES MALDORMIDAS, NÃO SÓ POR VER SUAS OLHEIRAS, NÃO SÓ POR VER SEU ROSTO CANSADO, MAS SIM POR ENTENDER DE FATO COMO VOCÊ É.

    EM VOCÊ EU VEJO ALGO MAIOR, NÃO COMO SUAS SOBRANCELHAS GRANDES E GROSSAS E NEM COMO SUA PEQUENA PINTA EM CIMA DE SEUS LÁBIOS. NESSE ESPELHO EU O DESCREVO COMO NINGUÉM NADA MENOS DO QUE EU MESMO, PORQUE VOCÊ É O REFLEXO DE MIM. PORQUE EU SOU VOCÊ.

—————

14-08-2013 16:35

Texto jornalístico: editorial e artigo de opinião.

Produção de jornal, priorizando o artigo de opinião e o editorial.

Turma do 8º ano.

—————

09-05-2013 21:22

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA BELMONTE - MAIO - 2013

A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR -  Em seu 7º ano, o projeto “A Hora e a Vez do Vestibular” abre as portas das Bibliotecas Públicas e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso para os interessados em analisar e discutir, junto a professores de literatura, as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.   Sextas-feiras, às 14h. Com o Prof. Fernando Martins Lara.

                                             03/05, 14h – Memórias Póstumas de Brás Cubas
                                             10/05, 14h – O Cortiço
                                             17/05, 14h – A Cidade e as Serras
                                             24/05, 14h – Vidas Secas
 
Rua Paulo Eiró, 545 - junto à Pça Floriano Peixoto
Santo Amaro - SP - SP - F. 5687-0408 
email: bmbelmonte@yahoo.com.br, bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br


Clique aqui para maiores informações.

 

 

—————

20-04-2013 15:14

Blog "Sala de aula"

—————